Danças Clássicas


Bharata Natyam

Dançarina realizando 
um Karana (pose)
Os estudiosos consideram a dança clássica indiana do estilo Bharata Natyam, antes conhecido como Dasi Attam ou Sadir Attam; a arte clássica mais antiga da Índia. Os karanas  (poses esculturais) encontradas nos templos do sul, no estado de Tamil Nadu, comprovam a origem desta dança, que foi preservada e desenvolvida através do sistema devadasi, passado de geração à geração.
O Bharata Natyam tem suas raízes nestas esculturas e na literatura, Natya Shastra e Abhinaya Darpana.
A palavra Bharata tem vários significados. Bharata é o antigo nome da Índia. O nome do sábio à quem o Deus Brahma concedeu as escrituras sagradas. E também deriva da palavra bharata, da qual tiramos as três sílabas: BHA que significa bhava ou expressão; RA que significa raga ou modo musical e TA que significa Tala ou ritmo. A palavra natyam, que deriva de nat (movimento, ação), significa “a arte da dança”; e nela estaria embutido as três silabas acima, para Ganga (1997), isto significa, que para haver dança tem que ter emoção, melodia e ritmo, onde corpo e mente atuam juntos.
As vestimentas do Bharata Natyam são inspiradas nos trajes que se vêem nas esculturas antigas dos templos, e se compõe de uma calça costurada (dhoti), sobre-saia, manto (pavani), leques  e blusa (choli). Outro tipo de vestimenta popular hoje em dia é inspirado no sári que as devadasis usavam a partir da Idade Média.

Odissi


O Odissi que ressurgiu após a independência da Índia é o resultado de uma reconstrução de várias tradições de dança, principalmente das tradições Maharis (dançarinas dos templos) e Gotipuas (meninos que se vestiam de meninas para dançar). Seu estado originário é Orissa, situada na Baía de Bengal, no leste da Índia, sendo uma das danças clássicas mais antigas e puras.
O Odissi é ligado à cultura do Vaishnavismo, já que o templo de Jagannatha em Puri é um dos templos mais importantes da Índia. É composto de Nritta e Nritya; sua técnica foi desenvolvida a partir de duas posições corporais fundamentais: chowka e thibhanga.
O figurino é parecido com o do Bharata Natyam, mas o Dhoti ou calça é mais solto, e tem um Kaccha ou prega atrás das pernas. São usados sáris típicos da Orissa. O leque em diagonal é bastante comum. Seus ornamentos são de prata; pois a região chamada “Cuttack”, é grande produtora de prata. As dançarinas usam um enfeite de cabeça que remete ás torres dos templos, Mandapam.
Esta dança possui seu próprio estilo de música, a Oriya, sendo usados instrumentos de percusão e de melodia, e voz.



Kuchipudi

Sandeep Bodhanker em pose
de Shiva

Sendo uma das sete principais formas de dança clássica da Índia, o Kuchipudi na sua originalidade é o único estilo que incorpora todos os três elementos de dança pura (Nritta), dança expressional (Nritya), de dança teatro (Natya) e dá a mesma importância aos quatro aspectos de expressão: corpo, fala, traje & maquiagem e expressões faciais (Angikabhinya, Vachikabhinaya, Aharyabhinaya & Sattvikabhinaya).
Com temas originados das escrituras e mitologia Hindu, o Kuchipudi consiste em rapidez, passos rítmicos, expressão dinâmica, graciosos movimentos do corpo e gestos com as mãos. O intérprete é treinado não só para dançar, mas também para transmitir o diálogo intenso com expressões faciais e com o canto, onde a história é contada.
A música utilizada é a Carnática e seus instrumentos principais, além do vocal, são a mrdungam, a flauta, a veena ou o violino e o nattuvangan.
O Kuchipudi teve a origem da Vila de mesmo nome no estado de Andra Pradesh, no sul da Índia, às margens do rio Krishna.



Dança Teatro de Prahlada Charitram
 apresentada na Vila Kuchipudi 

no século 20
Sua origem remonta ao séc. 7 AC mas foi aproximadamente no séc. 14, que Siddhendra Yogi, o pai do Kuchipudi, formalizou esta forma de arte - na sua escrita de Natyashastras (escrituras de dança).
Os dançarinos eram "Brahmins" ( homens de alta casta) que estabeleceram a maneira dançada apenas por homens na sua forma de dança-drama (natya). Eles inclusive dançavam os papéis femininos, vestidos a caráter.
Foi recentemente no século 20, por contribuição de Vendatam Lakshimi Narayana Sastry que as bailarinas foram introduzidas nesta forma de arte.
A música utilizada é a Carnática e seus instrumentos principais, além do vocal, são a mrdangam, a flauta, a veena ou o violino e o nattuvangan.
A vestimenta é similar ao do Bharatanatyam, porém o leque é mais longo e há o Kaccha ou prega atrás das pernas.

Fonte: http://www.kuchipudi.com.br/



Kathak

Parna Basu - 1º discípula de Birju Maharaj
No Kathak não ouve o sistema devadasi, pois ele era executado por artistas itinerantes; nasceu às margens do rio Ganges,  posteriormente indo para os templos e para as cortes, onde os reis apoiavam e patrocinavam as artes. O Kathak tem sua origem na palavra Katha (contar história). 
Sua técnica é uma mistura das danças desta região e das danças persas, trazida pelos mulçumanos no século XV, os quais também trouxeram histórias da tradição islâmica. 
O Kathak possui vários estilos diferentes; mas todos tem um complexo trabalho técnico de pés, giros, mudras e expressões faciais. Sendo que nesta dança os joelhos não são flexionados.
A roupa do Kathak tem dois tipos básicos; uma delas têm influência muçulmana, e é constituída de uma bata longa, com uma calça justa (churidar) deixando os pés à mostra e um véu na cabeça para as mulheres. A segunda é composta de uma blusa (choli) e uma saia comprida e um véu (dupatta); está roupa vem da cultura do norte da Índia.
A música utilizada é a Hindustani; com intrumentos de percussão, corda sopro e teclado (harmônio). Os dançarinos e os percussionistas criam diálogos rítmicos entre as batias dos pés e do instrumento. 

Kathakali

Dançarinos de Kathakali 
fonte:http://www.desicolours.com 
Foi no estado de Kerala, principalmente na cidade de Travancore, que o Kathakali teve sua origem no século XVII, com uma fusão da cultura ariana e dravidiana. No começo era uma forma de adoração a serpente, chamada Pambam Tullal; tendo influência da arte marcial Kalaripayattu e da dança folclórica Theyyam e do Koodiyattam. 
O Kathakali tem uma narrativa, sendo dança-teatro (natya), com ênfase nas expressões faciais e nos gestos das mãos, onde o peso do corpo é distribuido na parte externa dos pés. 
As apresentações são ao ar livre; com dois cantores e instrumentos de percussão (tambor, címbalos e gongo).
A vestimenta do Kathakali é altamente elaborado e possuí características próprias; o figurino e a maquiagem são específicos para cada tipo de personagem. 


Manipuri

Músicos de manipuri
fonte:http://www.nrityagram.org
 

O Manipuri, que literalmente significa “a pedra ou a jóia do país”, tem sua origem em rituais e festivais, no antigo estado de Manipuri, hoje estado de Assam, no nordeste da Índia. Não sofreu influência estrangeira devido a sua localização geográfica, mas apartir do século XV novas composições foram feitas baseadas na vida de Krishna e Radha.
A ênfase desta dança está nos movimentos do tronco e dos membros e há ausência de expressões faciais, a experssão do bailarino é apenas serena.

http://bishnupriyamanipuri.blogspot.com

É apresentada por grupos de homens e mulheres; mas os movimentos masculinos são vigorosos e possuem muitos saltos e giros, e os movimentos femininos são graciosos, lentos e delicados. Também é usado espadas, lanças e escudos em cenas de luta, mostrando uma verdadeira arte marcial.
As bailarinas usam longas saias, que cobrem os pés; pois na antiga tradição elas não podem mostrar os movimentos destes. Os bailarinos usam Dhotis, ou calças atadas. Os instrumentos usados são o Pung (percussão), a flauta, a pena (instrumento de corda), címbalos e voz.





Mohiniattam

Gopika Varma e estudante
O Mohiniattam é originário do estado de Kerala. A data de sua origem se deu em volta da Idade Média, e especula-se que ela foi criada por um dos membros do famoso Quarteto de Tanjore, Vadivelu, juntando passos de diversas danças folclóricas da Kerala, como Koothu e Kottiyattam, e técnicas do Kathakali. No começo foi dançada por homens, depois pelas mulheres que deram a dança o sinônimo de graciosidade, sedução e essência feminina; o que tornou esta dança reservada somente à elas.

É composto de Nritta e Nritya, dança pura e expressiva. Segundo Joachim (2008) é uma combinação do Bharata Natyam na sua forma mais graciosa com o aspecto feminino do Kathakali.
Seu figurino é branco e dourado, cores típicas de vestimentas na Kerala, chamadas de Kasavu, sendo usado um figurino de saia rodada. Os ornamentos são dourados e o coque fica do lado esquerdo da cabeça.

Texto por Miriam Lamas Baiak

Popular Posts

© 2011 Acesse: www.dancaindianabrasil.com.br, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena