O Aprendizado de Bharatanatyam - Dança Clássica Indiana

O Aprendizado de Bharatanatyam - Dança Clássica Indiana
“Qualificação e formação de bailarinos no Brasil”

Por Krishna Sharana (Cristina F. Brauwers)

Conhecendo o fundamental nas Danças Clássicas da Índia
Basicamente podemos dizer que há características fundamentais para  se tornar um professor de “Dança Clássica Indiana”:

1. Autorização (ser devidamente qualificado para a atividade);
2. Repertório (conforme a tradição que realize);
3. Talam e compreensão básica da escala musical e melodias respectivas da música clássica;
4. História, Tradição e Linhagem;
5. Atualização (constante e próxima aos mestres clássicos);


Estas características devem ser consideradas importantes em qualquer Dança Clássica Indiana. Segundo algumas linhas de tradição artística, existem atualmente 8 (sete) estilos clássicos de danças na Índia: Bharatanatyam, Odissi, Kathak, Mohinniattam,  Kathakali, Sattriya, Manipuri e Kuchipudi .
Do mesmo modo como no Ballet, o Bharatanatyam possui diferentes posturas e passos complexos; padrões estéticos, e um repertório variado. A partir disso, os mestres preparam o aluno para que tenha determinado padrão para fazer suas apresentações, especialmente num patamar de “proficiência solo” e, futuramente, num padrão ainda mais elevado para ensinar, quando se tornar um professor. Vejamos, então, cada uma das características fundamentais:

1- Autorização - a Autorização para ensinar esta dança, provém de alguém que já aprendera de outro mestre (sucessão discipular) e está passando o conhecimento a diante. O professor autoriza o discípulo quando sente que ele está pronto, em parâmetros de técnica e de excelência, comumente exigidos pela Dança Clássica Indiana.

2- Repertório - Na Índia, espera-se que ele pelo menos tenha-se completado um mínimo de aprendizado e várias apresentações solo, incluindo o famoso “Arangetram”, ou recital solo de estreia.

No Ocidente, em função da cultura imediatista e da ansiedade de alguns alunos se apresentarem, estas regras acabam não sendo tão rígidas, porém é necessário que no repertório os itens mais importantes como, Allaripu, Jathiswaram,  Varnam, e Thillana, sejam respeitados e apresentados.
Justificativa: o domínio destes itens do repertório, por si só, já demonstram o estudo aprofundado do(a) bailarino(a) em técnica, expressão e ritmo.

3 - Saber usar Talam: possuir compreensão básica da escala musical e melodias clássicas. Para o Bharatanatyam, o Talam é um instrumento utilizado pelo professor para dar ritmo aos passos executados pelos alunos (sequência de Adavus e combinações). Quando um professor domina o Talam, o desenvolvimento da classe é notável, além de ser uma tradição nas aulas utilizar-se o Talam e não o som eletrônico. Este conhecimento está diretamente relacionado com o estudo do Raga (melodia). Conhecer os princípios da escala musical indiana (Swara), e saber definir Raga e Tala, dentro da música, é parte do processo da dança.

4-História, Tradição e Linhagem: o praticante deverá saber a origem histórica, e a trajetória da dança ao longo dos séculos;  conhecer as Divindades, suas lendas e contos; ter conhecimento do papel dos precursores, como por exemplo, as Devadasis e Nattuvanars, e outras personalidades importantes da dança.
As danças tradicionais, cujo ensino vem se perpetuando por séculos, onde habitualmente se dá extrema importância à linhagem, ou seja, sucessão discipular na transmissão do conhecimento, seguem um processo de sucessão. A sucessão existe para estabelecer uma autenticidade do conhecimento inalterado. Cada estilo clássico possui muitas variações na forma de aprendizado e metodologia, isto variando de acordo com cada região, e com suas influências ao longo do tempo.
É importante ressaltar que foi graças a este sistema de sucessão, que a dança se perpetuou ao longo dos anos, apesar de ter sofrido restrições históricas e políticas. Cabe ao estudante conhecer e respeitar a linhagem, mantendo o estilo e a essência dos ensinamentos dados por seu professor, para que assim, a informação não se perca, nem enfraqueça a conexão mestre-discípulo. Desta forma, é criado um laço de gratidão pelo ensino da arte.

5 –Atualização - Tendo em mente que o aprendizado é contínuo, ou seja, que ele está constantemente se renovando, é indispensável que o professor atenda frequentemente às aulas, dando continuidade ao aperfeiçoamento com seu mestre e (ou) outros profissionais conceituados que possam enriquecer ainda mais sua formação.

Considerações Finais

No Ocidente, ainda há falta de conhecimento sobre essas artes milenares, e isso é marcante no Brasil, provavelmente devido ainda ao número consideravelmente pequeno de dançarino(a)s em relação aos outros países que, e em consequência, tem pouca força de divulgação desta arte. Isto, infelizmente como ocorrem nestes vazios de informação, facilita a propagação de “invenções” que equivocadamente recebem o apelido de “dança indiana”.
Todos os interessados em propagar a dança indiana de maneira respeitosa, e que estão preocupados com a reputação de sua instituição de ensino, precisam compreender todas estas colocações como um apoio e uma força a mais para seus trabalhos .
Compreende-se que todas as artes e ciências milenares da Índia dão grande ênfase ao Sadhana, ou seja, à prática que eleva o autoconhecimento. Tal prática requer paciência e dedicação, sabemos nem todos que se dispõe a aprender estão preparados para esse nível de entrega, tanto do trabalho físico quanto o mental que a dança exige.
Com base na formação tradicional de Bharata Natyam que obtive através da Aatmalaya Academy of Music and Dance, tendo recebido este conhecimento de nossa adorável Guru, Dra.Padmaja Suresh, e da linhagem do estilo Thanjavur, sentimo-nos no dever de compartilhar estas informações com todos que apreciam e desejam preservar a integridade das artes Clássicas Indianas no Ocidente.
Mesmo tomando conhecimento de que estamos em quantidade ainda muito pequena de profissionais para levantar uma bandeira como esta no Brasil, acredita-se que muito(a)s deste(a)s bailarinos também concordam com as declarações deste artigo e certamente também o fariam em suas regiões.
Cada bailarino que realmente tem amor ao seu estilo de Dança Clássica Indiana deve estudar e praticar para aprimorar a técnica e o Bhava (energia/emoção), para que definitivamente ela (a dança)  seja respeitada e adorada com respeito neste país.




Notas:
1.    Estilos de Danças Clásicas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a_cl%C3%A1ssica_indiana
2.    Repertório Clássico de Bharatanatyam (Margam): Alguns itens introdutórios – Pushpanjali, Thodayamangalam, Kavuthuam, Allaripu. Itens principais: Jatiswaram, Shabdam, Varnam, Padam e Javali. Itens de encerramento: Thillana e Mangalam.
3.    Raga e Tala: Raga é a melodia da música composta pelas Swaras ou notas musicais. Talas são os ritmos das músicas, que possuem uma variedade de combinações para cada nível da dança.
4.    Dividindades Hindus : IGS Brasil http://www.gita.ddns.com.br/hinduismo/purana.php
5.    Devadasis e Nattuvanars – As Devadasis eram dançarinas dedicadas aos templos na antiguidade, criadas para servir aos deuses recebendo toda a educacão artística e intelectual voltada para a preservação da espiritualidade e religião, recebiam apoio dos Reis e líderes para executar este trabalho, após as invasões inglesas elas perderam seu posto de importância e sua arte foi degenerada. Nattuvanars eram mestres que se dedicavam somente em manter a linhagem e o conhecimento da dança, eles eram os professores e não tinham o hábito de se apresentar.
6.    Aatmalaya Academy of Music and Dance
      Dr .Padmaja
     98/6 Krishnageet Apartments,
     Seshadripuram ,
     2ND Main ,
     Bangalore : 560020.
                 080 23343393      ,09448068993.
     http://www.drpadmaja.net
7.    Dra. Padmaja Suresh (Venkatesh): Filha de Sri Chaykar Rajan, renomado artista da Kerala, Dra. Padmaja é uma bailarina profundamente espiritualizada, professora e coreógrafa. Suas produções tem recebido aclamação da crítica em todo o mundo, incluindo a UNESCO e o ICCR (Instituto de Relações Culturais da Índia), tendo demonstrado sua arte em mais de 20 países.
       http://www.drpadmaja.net/introduction.html
Referências:
Bharatmuni. The Natya Shastra. Delhi: Sri Satguru Publications, 1986.
Kotari,Sunil. Bharatanatyam. Mumbai: Marg Publications,2007.
Krishna Rao & Chandrabhaga Devi. A Panorama of Indian Dances. Delhi: Sri Satguru Publications, 1993.
Kamdar, Mira. Planeta Índia - Ascensão turbulenta de uma nova potência Global, tradução Cristina Cupertino. Rio de Janeiro: Agir,2008.
O’Shea, Janet. Dancing Through History and Ethnography - Indian Classical Dance and the Perfomance out of the Past, pg 123 to 152. Dancing from Past to Present. Nation, Culture, Identities. Edited by Theresa Jill Buckland.London,2006.
Nandikesvara. Abhinayadarpanam - Manual of gesture and posture used in hindu dance and drama. Edited by Manomohan Gosh. Calcutta: Firma K.L.Mukhopadhyay,1957.

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