Por Madhava Keli
Todos nós temos uma mãe. Devi é a mãe de toda a humanidade. As pessoas que reconhecem a sua mãe tem mais bem aventurança e coragem para lidar com as intempéries da vida. Nossa mãe biológica, está limitada ao espaço e tempo, apesar de a amarmos com igual valor, ela também desaparecerá como nós, porém até mesmo esta mãe biológica é filha de Devi. A senhora dos três mundos. A nossa Mãe Real.

Devi é a personificação energética da Verdade Cósmica, ela é quem nos orienta e nos nutre, Ela tem várias formas, mas todas representam uma só força. Podemos ver Devi no Sanatana Dharma (Hinduismo) como Parvati, Durga, Lakshmi, Saraswati, Kali, etc.

Laksmi nos fornece riqueza. Saraswati nos concede inteligência, capacidade intelectual, poder de raciocínio, e de discernimento (Viveka). Nossa mãe é uma combinação de todas estas coisas divinas. A Mãe Divina nos dá energia, riqueza, e inteligência. Ela está constantemente desejando nosso avanço na vida. Portanto, a Mãe Divina ou Devi representa as três deusas que nós adoramos." Trecho do blog Sanatana Dharma Brasil

O Festival é dividido em grupos de três dias para adorar os diferentes aspectos da mãe. Nos três primeiros dias, é invocado como força poderosa Deusa chamada Durga, a fim de destruir todas as nossas impurezas, vícios e defeitos. Os próximos três dias, a Deusa Lakshmi como um doador de riqueza espiritual é adorada, que é considerada como tendo o poder de conferir
a seus devotos a prosperidade inesgotável. O conjunto final de três dias dedicado em adorar a mãe como a deusa da sabedoria, Saraswati . A fim ter sucesso em muitos aspectos na vida, precisamos das bênçãos de todos os três aspectos da mãe divina, daí, a adoração por nove noites.
Namastê!!
Feliz Navaratri a todos!