Lakshmi Devi - Navaratri

 Lakshmi Devi
por Krishna Sharana

Do quarto ao sexto dia de Navaratri, a Deusa Lakshmi é adorada.

No hinduísmo, Lakshmi Devi é a Deusa da prosperidade, riqueza e fortuna, não somente a fortuna material, mas também os valores nobres da vida, como ética e moral, que constituem riqueza espiritual. Essas são as riquezas a serem adquiridas antes do conhecimento mais profundo, por isso Lakshmi é adorada antes de Saraswati.
Sri Lakshmi Devi surgiu do oceano de leite, que existe na base de nosso universo.  Ela é a esposa de Vishnu, responsável pela manutenção do Universo.  Ela sempre O acompanha quando Ele vem a Terra em suas encarnações (Avataras). Maha Lakshmi Devi é a Grande Mãe no seu papel de realizar todos os desejos. Ela representa a realização mais profunda da divina graça e amor, nutrindo e apoiando todas as nossas ambições mais elevadas, culminando em Devoção.

Maha Lakshmi é geralmente mostrada sentada em uma flor de lótus, com quatro braços, sendo que os dois superiores seguram flores de lótus, e os outros dois braços inferiores estão em gestos de benção e de caridade (muitas vezes com a mão direita Ela despeja ouro e outras riquezas sobre os devotos). A sua montaria é uluka- uma coruja. A coruja é um símbolo universal de sabedoria. Sem sabedoria, a riqueza é mal utilizada.

Lakshmi Devi tem diversos nomes como Sridevi, Kamala, Raama,Padma, Padmaja, Padmini, Haripriya, Hiranmayi, Tradicionalmente, Lakshmi Devi é adorada em suas 8 formas conhecidas como Sri Ashta Lakshmi.

Adi Lakshmi: Ela reside com o Senhor Narayana em Vaikuntha, o céu espiritual. A Divina Mãe nessa forma é vista servindo ao Senhor Narayana, assim como Ela serve toda a criação. Sri Adi Lakshmi é a Shakti (poder) de Sri Narayana (Vishnu).


Dhanya Lakshmi: Dhanya significa grãos. Isso inclui todas as formas de comida purificada contendo todos os nutrientes necessários para a manutenção do nosso corpo físico. A alimentação sadia e nutritiva é uma grande benção dada por Dhanya Lakshmi. Ela também é adorada durante as colheitas.

Dhairya Lakshmi: Essa forma de Sri Lakshmi nos abençoa com coragem infinita e força. Quem está em sintonia com o poder infinito Dela, sempre serão vitoriosos. Aqueles que adoram Dhairya Lakshmi vivem a vida com grande paciência e estabilidade interna.

Gaja Lakshmi: Gaja significa elefante. È uma forma de Lakshmi Devi muito popular, com dois elefantes ao lado dela. Eles A banham com o néctar da imortalidade. Além disso, o Senhor Ganesha é sempre adorado juntamente com Sri Lakshmi Devi, para que os devotos consigam graça e bênçãos abundantes.

Ashta Lakshmi Yantra

Santan Lakshmi: Na vida de família, crianças são a maior riqueza. Aqueles que adoram essa forma de Santan Lakshmi são abençoados com a graça da Deusa Lakshmi e obtêm riqueza na forma de crianças com boa saúde e vida longa.

Vijay Lakshmi: Vijay significa vitória. Vitória significa ter sucesso em todas as facetas da vida. Isso inclui regozijar a glória da nossa natureza espiritual e conquistar nossa natureza inferior.

Dhana Lakshmi: Dhana significa riqueza. Mas de acordo com o Purusha Sukta do Rigveda, Dhana não é somente riqueza como ouro e dinheiro, mas também são nossas riquezas o Sol e a Lua, o fogo, as estrelas, as chuvas e os rios, os oceanos e as montanhas. Assim como nosso poder interno, nosso caráter e virtudes. Com a ajuda de Dhana Lakshmi nós iremos ter tudo isso em abundância.

Vidya Lakshmi: Vidya é educação. Educação não é somente meros estudos para receber diplomas, e sim todo o conhecimento que nos dirige á verdade mais pura e elevada do espírito.

~




Bibliografia:


Nityanand, Swami. Symbolism in Hinduism. Mumbai: Chinmaya Mission Trust, 1983.

Frawley, dr, David. Tantric Yoga and the Wisdom Goddesses. New Delhi: Motilal Banarsidass Publishers, 1997.

Popular Posts

© 2011 Acesse: www.dancaindianabrasil.com.br, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena