Sri Saraswati Devi

Por Krishna Sharana

Do sétimo ao nono dia de Navaratri, adoramos a Deusa Saraswati.



Saraswati Devi é a Deusa do Conhecimento e das Artes. Isso inclui todos as escrituras, linguagem, filosofia, música, dança, escultura, pintura, etc, assim como a Ciência. Ela é especialmente querida aos artistas e professores. Mas mais importante, ela é responsável pelo conhecimento mais elevado, o espiritual, que se revela através da sabedoria e realização.

 Ela é a esposa de Brahma, o Deus da Criação, e a Criação de tudo requer inteligência e discernimento. Como todos nesse universo, ela também foi criada por Brahma, e se uniu a ele para coinciliar o ato da criação com a sabedoria. As duas outras esposas de Brahma, Gayatri e Savitri, são consideradas expansões de Saraswati,  O nome Saraswati significa “Aquela que nos dá a essência do nosso Eu”. Ela representa o Guru que possui todas as qualidades necessárias para nos mostrar a realidade única e eterna.

Sri Saraswati é representada sempre com quatro mãos, sendo que duas delas seguram a Veena, instrumento de cordas indiano considerado o mais complexo de todos, uma mão segura o rosário (mala, em sânscrito) simbolizando os cantos sagrados (mantras), e a outra mão segura os Vedas, escrituras sagradas do hinduísmo. Saraswati usa vestimentas brancas simbolizando a pureza. Ela pode ser mostrada sentada em uma flor de lótus, ou ás vezes sobre um cisne, um galo ou um pavão.



Saraswati Devi é também conhecida por nomes como Sharada Devi, Sharadamba, Brahmani, Vani, Hamsini, Suvasini, Vinapani, Medha, etc.

Apesar Dela não ter tantos templos na Índia como as outras Deusas, um dos templos mais importantes do hinduísmo, Sri Sharada Pitham em Sringeri (estado de Karnataka no sul da Índia) é dedicado a  Sri Sharada Amba, uma das formas de Saraswati Devi. Esse templo milenar foi construído por Sri Shankaracharya, um dos maiores santos da Índia. Neste templo Saraswati Puja é celebrado com muita pompa e opulência durante o Navaratri.





No segundo dia de adoração a Saraswati, é realizado Ayudha Puja em todos as escolas, lares e templos. Ayudha Puja significa literalmente “Adoração de Instrumentos”. Nesse dia todas os objetos usadas para o trabalho e educação são adorados, desde instrumentos musicais, livros e cadernos,a veículos, ferramentas, computadores e equipamentos eletrônicos. É uma maneira de adorar e agradecer a Deusa Saraswati pelo conhecimento dado para nos sustentar através da vida, e orar para que esse conhecimento seja usado com consciência e respeito.








Bibliografia:

Nityanand, Swami. Symbolism in Hinduism. Mumbai: Chinmaya Mission Trust, 1983.

Popular Posts

© 2011 Acesse: www.dancaindianabrasil.com.br, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena